domingo, 13 de maio de 2018

EX- MORADORA DE RUA, HOJE É DONA DE UM CASTELO

        Lembro que a primeira vez que ouvi esta história foi em Jô Soares na década de 90 e nunca mais esqueci. 
Hoje, lendo alguns artigos na net vi que a mesma conquistou o seu sonho: transformar o Castelinho em ONG.
 Maria Eulina é  verdadeiro exemplo para todos nós.
        Maria Eulina tinha 19 anos quando chegou em São Paulo, vinda do Maranhão,na década de 70, com 
quase nenhum dinheiro e algumas joias, que serviram para pagar alguns dias em um pensionato.
       Sem conseguir um emprego, não teve outra escolha a não ser sobreviver pelas ruas do Centro. Tinha 
medo da cidade e não conseguia dormir à noite, então caminhava a madrugada inteira e só descansava quando 
amanhecia.
       Os raros momentos de sono durante a noite aconteciam quando o porteiro do famoso Castelinho na 
esquina da rua Apa com a Avenida São João, em Campos Eliseos, região central da cidade, deixava 
a porta da guarita aberta quando ia tomar café.
      Era ali dentro do Castelinho,que Maria Eulina se abrigava. "Eu falava com Deus, dizia que aquele prédio
 ia ser meu e eu faria uma obra social para atender as pessoas, como um compromisso meu com o Universo" ,
diz.
      Quase cinco décadas de tentativas depois, ela consegue realizar  o seu sonho.
Com fama de mal-assombrado, o Castelinho da Rua Apa, um imóvel construído no início do século XX no 
Centro de São Paulo, foi reaberto. A reforma feita pelo governo do estado custou R$ 2,8 milhões.Está 
funcionando  como sede da ONG Clube de Mães do Brasil, que ocupava imóvel anexo desde 1997.
       A ONG promove atividades de cunho social, educacional e cultural, atendendo a crianças, cidadãos em
 situação de rua, dependentes químicos e catadores de papel da região e é comandada por Maria
 Eulina Reis Hilsenbeck, uma ex-moradora de rua.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...