terça-feira, 24 de abril de 2018

ENTREVISTA : LÁZARO X CRIOLO

   


    Desde a semana passada que recebo comentários pelo zap sobre a entrevista de Lázaro com Criolo. 
    Comentários do tipo: "O ator Lázaro Ramos ficou mudo, sem reação alguma ao ver uma afirmativa da esquerda sobre a ascensão da classe "C" ser contestada, por um jangadeiro com apenas curso primário."
      Primeiro, Criolo não é um jangadeiro, é um artista.
     Segundo, achei que Lázaro não quis interromper porque achou que o que ele estava falando era pertinente. Vi Lázaro deixá-lo falar de forma positiva, porque esse tipo de fala nem sempre tem espaço na mídia. Pra falar besteira, a mídia é bem aberta, já pra falar coisas sérias, nem são chamados. Pelo menos ele pôde falar a vontade.
     Terceiro, já tinha assistido esta entrevista na íntegra, e o que observei foi o olhar de respeito e admiração de Lázaro pela fala de  Criolo já que os dois têm histórias parecidas.
      Quando assisti esta entrevista, copiei duas perguntas que achei as respostas de Criolo muito inteligente. A primeira foi esta, sobre a ascensão da classe "C", que está rolando no zap. A segunda foi esta:
    " Lázaro: Ao longo da sua vida, o que te guiou para fazer suas escolhas?
   Crioulo: Olha, eu amo Dona Vilon e Sr. Cleon. Sem eles, não haveria concepção. Mas tem um lance..o que nos salvou, no que a gente viveu nas ruas, e você sabe do que eu estou falando... foi a nossa completa ignorância e falta de habilidade em se adequar ao que está posto. O que me salvou foi a gente ser um ninguém durante um bom tempo de nossas vidas. Ou nós éramos ignorados, ou nós éramos chicoteados,ou nós éramos um encosto de porta em alguma pousada. Nisto, a gente fez nossa história. A gente sofreu, a gente vomitou, a gente voltou e aceitou que a gente não consegue fazer nada do que o pessoal fala que a gente tem de fazer para a gente ficar boneco na foto. Aí me sobrou o quê?  A beleza das artes, que é para muitos a fraqueza da alma. Porque a gente não consegue se esconder e vai pro palco e mostra a cara. Quem tem medo do povo, esqueceu que é povo também."
    Criolo fala da importância de seus pais em sua vida e de uma estatística muito real em relação à sua sobrevivência. Ele serenamente descarrega muitas verdades e  precisa ser ouvido .
     Em mais ou menos 25 min de entrevista , aprendemos tanta coisaaaaa!!!! 
     Viva a ARTE!!! Ela sempre nos salva.
     
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...