segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ESCULTOR : RON MUECK


Ronaldo de Oliveira Mueck "Ron" Mueck é um escultor //australiense hiper-realista que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo os seus pais construírem brinquedos. A sua mãe fazia bonecos de pano e o seu pai brinquedos de barro. Segundo relatos, Mueck adquiriu esse perfeccionismo por causa de seu pai, que sempre exigia que fizesse tudo perfeito, inclusive pedindo para que refizesse.

Algumas vezes vemos imagens que nos intrigam, pois juramos serem reais. O escultor australiano Ronald “Ron” Mueck é um especialista nesta arte. Com silicone e técnica mista, ele cria figuras hiper-realistas, que deixam o cérebro confuso.
As cores e as proporções são quase perfeitas em todas as peças, mas o que as torna tão surpreendentes é a sua escala exagerada. As esculturas de Mueck incluem uma criança recém-nascida que ocupa uma sala inteira, e um velho homem do tamanho de uma galeria enorme.Embora Mueck esteja trabalhando há quase duas décadas, ele ainda está criando novas esculturas. Três criações recentes do artista, produzidas especialmente para a Fondation Cartier, estão em exposição em Paris até 29 de setembro de 2013. Caso esteja com viagem marcada para o país, não deixe de conferir. Enquanto isso, aproveite as imagens que separamos:


Casal de conchinha, 2005

Na cama, 2005


Sem título (Homem Grande), 2000


CURIOSIDADES SOBRE MUECK

1-  Ron Mueck iniciou a carreira fazendo bonecos para filmes, programas de televisão e propagandas.
2-  Antes de suas esculturas ficarem famosas, ele fez parte da equipe que produzia os bonecos da série The Muppet Show (aquela do Gonzo e da Piggy).
3-  É dele a criação (e voz!) do monstro Ludo, personagem do filme Labirinto (1986) que tem o cantor David Bowie no elenco.

4-  A obra mais cara de Mueck, Big Baby, foi vendida em um leilão em 2011 por 1,3 milhão de doláres (mais de 3 milhões de reais).

5- A habilidade manual parece estar no DNA da família. Seu pai ganhava a vida fazendo brinquedos de madeira e a mãe, bonecas de pano.
6- Seu reconhecimento artístico aconteceu de forma inusitado. Durante as férias familiares, Mueck fez um dragão de areia para os filhos brincarem. Sua sogra, a artista plástica portuguesa Paula Rego ficou impressionada com o que viu e, tempos depois, encomendou a escultura de um Pinóquio para uma exposição.
7- O colecionador e galerista Charles Saatchi (também bastante conhecido por ser ex-marido da chef Nigella) se encantou com o nível de detalhes do Pinóquio e convenceu Mueck a investir na carreira de artista. Mais tarde, o boneco em questão foi vendido por 460 000 dólares.   
8-  O artista não fala enquanto produz e passa dias trabalhando sozinho, ouvindo apenas o barulho da rua ou do rádio (seus dois assistentes só aparecem quando o molde já está pronto).
9-  Mueck tem como referência para a criação de suas obras fotografias e imagens de livros. Apenas uma vez tentou contratar um modelo vivo. ”Achei intimidador ter outra pessoa (em meu estúdio) pedindo que me relacionasse com ela”, disse na ocasião.
10- A lista de materiais que descobre para recriar pessoas em suas esculturas inclui gesso utilizado para moldes dentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...