terça-feira, 30 de junho de 2020

FILME :CAROLINE E O MUNDO SECRETO

Coraline e o Mundo Secreto, título que irei resumir daqui para frente, foi lançado no ano de 2009, porém quando o filme é realmente bom, deixa sua marca em nossos corações, vale a pena recordar, indicar e descobrir, e é por toda a sua magia e escuridão que ele está aqui hoje. Comandado pelo mesmo diretor do meu favorito O Estranho Mundo de Jack, o filme é uma adaptação da obra de mesmo nome do autor Neil Gaiman.
Neste filme seremos apresentados a fofa e corajosa Coraline, uma garota comum, com pais normais que a tratam com carinho, mas como todo adulto, pai e responsável, eles devem fazer sacrifícios, devem se isolar de tempos em tempos para que a menina tenha tudo o que precise. Logo no início da história iremos descobrir que a família havia acabado de se mudar para um conjunto de apartamentos localizado em outra cidade, deixando assim os amigos e a antiga vida de Coraline para trás. Com toda essa mudança a menina acaba passando por uma fase de transição  complicada, e se vê desejando por tudo o que deixou para trás e uma vida diferente daquela que tinha até então. Porém com algumas conversas e passeios, não irá demorar para que a personagem comece a descobrir os segredos e peculiaridades de cada morador do local.
Durante uma noite, Coraline é acordada por um barulho que a leva a descobrir uma passagem secreta, algo inexistente à luz do dia, algo deixado ali para que somente ela pudesse encontrar, feito de acordo com sua medida. A passagem misteriosa leva a personagem a outro mundo, uma nova versão de sua vida atual, uma resposta ao que a menina vinha desejando desde sua mudança. Nesse mundo alternativo seus pais são atenciosos, os vizinhos são mais interessantes, tudo parece ser melhor, porém o fascínio inicial é rapidamente modificado para o susto, quando a menina percebe que no lugar de olhos todos possuem botões. É a partir dos detalhes desse novo mundo, das descobertas que a menina faz enquanto passa suas noites com seus pais em melhores versões de si mesmos, que iremos descobrir que o conto de fadas matou as princesas e que o País das Maravilhas não é mais tão maravilhoso assim. Muito mais do que a resposta a seus desejos, a personagem encontrará um plano que precisa dela para ser executado.
O filme brinca com os desejos da personagem, nos mostra que nem sempre o que pensamos querer é realmente tão belo e perfeito quanto parece. Ele nos mostra o preço a ser pago por algo que nos oferecem, nos apresenta os perigos de aceitar “doces” de estranhos, e apresenta uma personagem manipuladora capaz de enganar com mentiras para que mantenha o controle sobre seu domínio. Além das mensagens encontradas e das reflexões que podemos tirar de cada cena, observamos também um cenário que responde e significa muito mais do que um palco para as situações mostradas, observamos cenas belíssimas e momentos em que a aura do filme muda drasticamente, fazendo com que possamos entrar com tudo nos perigos desse mundo. Esqueça as teorias e significados ocultos do filme. Um pouco de ocultismo é utilizado sim, porém para contar uma história pensada para jovens. O clima agradável criado no início do filme é facilmente modificado para algo mais sombrio e misterioso, porém capaz de fazer espectadores mais experientes e maduros pensarem um pouco sobre todo o simbolismo da obra.
Muito mais do que um filme inocente para crianças, Coraline é uma obra fascinante, capaz de trazer magia e simbolismo na mesma medida em que trás escuridão e complexidade. Lições são facilmente percebidas nesse filme, porém seu brilho está no todo, em cada detalhe estrategicamente posicionado para que o espectador pudesse refletir e tirar suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...