Quem foi Chico Xavier
O nome de batismo de Chico Xavier é Francisco Cândido Xavier. Ele nasceu em Minas Gerais, na cidade de Pedro Leopoldo, em 02 de abril de 1910.
A HISTÓRIA DE VIDA DE CHICO XAVIER
Chico Xavier veio de uma humilde família católica do interior de Minas Gerais, onde passou a maior parte de sua vida. Sua infância foi conturbada e marcadas por abusos e reviravoltas, após o falecimento de sua mãe aos cinco anos de idade, apenas um ano após o pequeno Chico ter manifestado seus primeiros sinais de mediunidade.
Com o trágico acontecimento, seu pai, um humilde vendedor de bilhetes de loteria encontrou dificuldades em criar Chico e seus outros nove irmão. Desse modo, seu pai tomou a difícil decisão de entregar as crianças a alguns familiares, ficando Francisco aos cuidados de sua madrinha, amiga de sua mãe; momento no qual se deu início um histórico de abusos.
Ainda criança, Chico Xavier teve contato mediúnico com sua mãe. Isso fez com que ele fosse considerado possuído ou louco, mas sempre manteve a calma, principalmente por sua bondade. Com 9 anos, o pai de Francisco veio a casar-se novamente e então ele e seus irmãos foram reunidos. Apesar do espírito de sua mãe parar de se manifestar durante essa época, seus dons mediúnicos continuaram a colocá-lo em situações complicadas, visto que vinha de uma família católica e de pouca instrução. Na escola houveram diversos episódios onde sua mediunidade foi posta em cheque sendo inclusive desafiado a produzir textos com seus dons; desafio que cumpriu com excelência, tendo inclusive recebido um prêmio por um de seus textos.
Ele estudou apenas até os 14 anos, quando concluiu o primário em uma escola pública. Sua madrasta faleceu quando Chico Xavier tinha 17 anos. A primeira atuação pública de mediunidade aconteceu em 08 de julho de 1927. Naquele mesmo ano foi fundado um centro espírita que funcionava na casa de um irmão de Chico Xavier. Espiritualmente, Chico Xavier era protegido pelo espírito Emmanuel, que se manifestou pela primeira vez em 1931. Foi este espírito que orientou Chico sobre qual deveria ser o foco de seu trabalho, baseando-se nos ensinamentos de Jesus e de Allan Kardec. Ele foi também funcionário público; trabalhou no Ministério da Agricultura. Se aposentou em 1959, com apenas 49 anos, por problemas na vista.Após sua aposentadoria e orientado por médicos e por conselheiros espirituais, Chico Xavier passa a residir em Uberaba. Lá ele continuou as atividades como médium.
Chico Xavier também ficou conhecido por suas inúmeras cartas psicografadas ao longo de sua vida; foram cerca de 10 mil cartas, pelas quais jamais cobrou algum valor. Ele já recebeu diversas homenagens em reconhecimento a sua obra e seu legado, tendo recebido em 2012 o título de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” pelo SBT e pela BBC; em 1981 e 1982 chegou a concorrer na indicação pelo Prêmio Nobel da Paz. Seus ensinamentos extrapolam os conceitos do espiritismo e é considerado por muitos o maior líder espiritual do Brasil, principalmente pelo seu Estado natal, Minas Gerais, o qual instituiu como homenagem a Comenda da Paz Chico Xavier, premiação concedida à pessoas reconhecidas pelo seu trabalho em prol da paz e do bem estar social.
Seus livros
Chico Xavier psicografou mais de 400 livros, mas ele jamais aceitou dinheiro decorrente de seu trabalho mediúnico.Ele sempre viveu apenas com o dinheiro proveniente de sua aposentadoria ou decorrente de seus trabalhos. Suas mais de 400 obras foram psicografadas por espíritos como André Luiz, Bezerra de Menezes, Cornélio Pires, Emmanuel, Irmão X (Humberto de Campos) e outros.No total são mais de 25 milhões de exemplares vendidos em mais de 70 anos de atividade.
Filmes
Em 2010 é lançado o filme “Chico Xavier”, dirigido por Daniel Filho. O filme conta toda a trajetória do médium e sua atividade mediúnica e filantrópica. O filme fala ainda sobre seus amores.No mesmo ano é lançado sob a direção de Wagner de Assis o filme “Nosso Lar”, que levou quase 600 mil pessoas aos cinemas apenas no fim de semana de estreia. Diferentemente do filme anterior, este não fala sobre a vida de Chico Xavier, mas é baseado em uma das suas mais famosas obras, de mesmo nome.
Sua morte
No dia 30 de junho de 2002 morre Chico Xavier, aos 92 anos. Ele faleceu na cidade onde vivia, em Uberaba, dentro de sua casa no bairro Parque das Américas. Sua morte se deu por causas naturais, quando seu coração simplesmente deixou de bater. Em seus últimos anos de vida ele já enfrentava vários problemas de saúde, com muita dificuldade para andar e cego de um olho. Seu único filho foi Eurípedes Reis, que era adotivo.
Frases famosas
- “Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor… Magoar alguém é terrível!”
- “Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.”
- “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.”
- “Discutir não alimenta. Reclamar não resolve. Revolta não auxilia. Desespero não ilumina. Tristeza não leva a nada. Lágrimas não substituem suor. Irritação intoxica. Calúnia responde sempre com o pior. Para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada: continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sábio do tempo, na certeza de que o que não for bom para os outros não será bom para nós.”
- “O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário