sexta-feira, 7 de setembro de 2018

GIBRAN: ALEGRIA E TRISTEZA



Então uma mulher disse:

- Fala-nos da alegria e da tristeza.



Observe que quem pergunta é uma mulher, ou seja, ele está se referindo ao feminino. Sempre quando se fala na psique masculina e feminina, é como se fosse o yin e o yang – harmonia por oposição. Nós somos complementares na Natureza; cada um tem a sua identidade e ao sermos aquilo que somos, vibramos em harmonia. Se observarmos o corpo de uma mulher, ela não é preparada para tanta força física, em contrapartida, ela sustenta situações desagradáveis como a dor por um tempo maior. Sua energia é mais terrestre e a do homem, mais celeste.

Quando entra no plano emocional, vira o contrário. As emoções do homem são mais terrestre, mais prática; e a mulher tem um emocional todo idealizado. O ideal da mulher, por exemplo, é ter um homem cortês, educado... É lógico que no processo de educação poderia equilibrar isso e gerar um meio termo, mas a tendência natural é esta.

Imaginemos um mundo tão materialista quanto o nosso, totalmente desacralizado, onde as coisas são reduzidas ao instinto..O que é um ser viver num mundo idealizado e ter um mundo como este?  Machuca demais.

Resumindo: Tem um ditado que diz: instabilidade, teu nome é MULHER.

Enquanto não temos consciência disto e não aprendemos a trabalhar e equilibrar esses estados emocionais, a mulher viverá constantemente nesta gangorra: alegria X tristeza, gerando muita instabilidade.



E ele respondeu:

Vossa alegria é vossa tristeza desmascarada.

E ao mesmo poço que dá nascimento ao vosso riso,

Muitas vezes foi preenchido por vossas lágrimas.

E como não poderia ser assim?



Imagine um copo. Ele é do mesmo tamanho quando você enche de alegria ou você enche de dor. Uma pessoa que é capaz de um horizonte de euforia, de vibração emocional por uma alegria, também é capaz de se entregar a tristeza muito profundas.

Uma pessoa serena na alegria não entra num buraco  depressivo. É como se o buraco fosse do mesmo tamanho para os dois lados.

Quando olhamos na história os grandes homens que fizeram algo pela humanidade, grandes mestres da sabedoria,  eles amavam a humanidade. Como expressavam esse amor? De maneira serena, sóbria e continuada. O verdadeiro amor não joga folheto de helicóptero. Não precisa de barulho. Ele é sóbrio, sereno, mas contínuo. Ele se garante por toda uma vida e até muito mais do que isto. O que vibra e faz barulho é a paixão. Quando você depura o emocional, ele vai ficando sóbrio e contínuo, sem falha. Ele se garante, se sustenta.

Uma pessoa que está acostumada a oscilar, se você  a coloca  numa situação de serenidade, ela sente como se fosse uma síndrome de abstinência, como se fosse uma droga.

O estímulo de certas emoções viciosa,  são equivalentes ao estímulo de uma droga numa célula. Ex: A vitimização.  Se você passar muito tempo sem sentir pena de si próprio, gera síndrome de abstinência, como se fosse um drogado. O teu corpo pede, então você tem de gerar uma situação para dar uma de “ coitadinho.” Sempre tudo tem de ser extremado, adrenalina pura, porque se fica em silêncio, tem medo do silêncio. Se bebe, não pode beber socialmente, tem de se embriagar- a emoção da embriaguez ; se pega um carro, tem de correr como uma louca ainda que não esteja com pressa para nada - emoção da velocidade.



Quanto mais profundamente a tristeza

crava as garras em vosso ser,

Tanto mais alegrias podereis conter.

Não é a taça em que verteis vosso vinho

a mesma que foi queimada no forno do oleiro?

E não é a lira que acaricia vossa alma

a própria madeira que foi talhada a faca?



Se eu me deixo abater muito profundamente por uma circunstância, ela cava um poço dentro de mim de tristeza e àquele poço agora será preenchido pela euforia, de prazeres , porque este poço ficou mais fundo. Eu fiquei mais dependente das circunstâncias, porque eu fiquei mais susceptíveis a ela.

A caixa de Pandora quando é aberta, saem de lá todos os males do mundo. O que fica dentro da caixa de pandora? A Esperança.

O que a esperança estava fazendo dentro de uma caixa que só havia males? Porque, nesta acepção, a esperança é negativa. Ela é a expectativa do prazer futuro.  Se você pega uma pessoa e submete ela a muito sofrimento, a ideia é que esse sofrimento gerasse nela um esgotamento daquele estado de consciência, e ela alcançasse um nível de consciência em outro patamar.

Quando você espreme a pessoa e ela tem a esperança do prazer futuro, ela não se liberta.

Ela vai ficar sofrendo, simulando na sua imaginação o prazer futuro. O prazer futuro faz com que as pessoas não cresçam. A dor é um convite a consciência, mas não pode obrigar.



Quanto mais profundamente a tristeza crava

as garras em vosso ser,

tanto mais alegrias podereis conter.

Não é a taça que verteis vosso vinho

A mesma que foi queimada no forno do oleiro?

E não é a lira que acaricia vossa alma

A própria madeira que foi talhada a faca?



Agora a brandura do vinho, ainda há pouco, o fogo; ou seja, os extremos do mundo dual. O mundo manifestado, tudo é assim: tem situações de dor e de alegria superficial, e você sempre está oscilando de uma para outra. Agora, se a tua expectativa  está só neste plano, a vida irá virar um inferno. Porque dentro da dor, existe a expectava do prazer, dentro do prazer, existe o medo da dor.

Se o homem se prende a satisfações superficiais, vai estar sempre um joguete na mão dessas circunstâncias que sempre serão duais: vão te elogiar, vão falar mal...se você depender destas circunstâncias...coitado de você!!!



Quando estiverdes alegres, olhai no fundo de vosso coração

e  achareis que o que vos deu tristeza

É aquilo mesmo que vos está dando alegria.

E quando estiverdes tristes, olhai novamente no vosso coração

e vereis que, na verdade estais chorando por aquilo mesmo

que constitui vosso deleite.



Ou seja, agora me elogiaram!!! Que bommm!!! E ontem estava triste porque me criticaram. Não é a mesma coisa? É o mesmo elemento. Amanhã esta pessoa que te elogiou, vai esquecer de você, e isto vai te provocar tristeza. Depois, aparece outra, que te elogie. Hoje você tem um objeto novo, amanhã ele envelheceu, depois, outro novo.. No fundo é a mesma coisa: duas faces da mesma moeda e estão provocando emoções superficiais, que não te tornam melhor como ser humano, nem torna ninguém melhor como ser humano. Esses elementos não acrescentam muita coisa, nem a tua vida, nem as pessoas que te rodeiam , assim como não são seus.

Alguns dentre vós dizeis:

‘A alegria é maior que a tristeza’,

e outros dizem:

‘Não, a tristeza é maior.

Eu, porém, vos digo que elas são inseparáveis.

Vêm sempre juntas, e, quando uma está

Sentada à vossa mesa, lembrai-vos

de que a outra dorme em vossa cama.



Saber disso faz com que procuremos coisas mais estáveis dentro de nós.



Em verdade, estais suspensos

como o prato de uma balança

entre vossa tristeza e vossa alegria.

És somente quando estais vazio

que estais em equilíbrio.



O que é vazio para o ponto de vista materialista, é cheio para o ponto de vista espiritual.

Quando um homem está cheio de satisfação consigo mesmo, quando está com satisfação do dever comprido, quando se realiza por ter feito àquilo que lhe correspondia como ser humano, quando teve um ato fraterno. Pode ser que ele não tenha tido um prazer físico nem uma dor física. Ele está vazio daquilo que o mundo valoriza,  mas ele está cheio de algo que está em outro patamar. É interessante, porque pra gente hoje, não tem muito sentido. Isto exige uma depuração do gosto. Às vezes uma pessoa abre mão de algo que para a sociedade seria muito valorizado, como por exemplo, um ato de fraternidade, que ao invés de possuir, prefere entregar. Para sociedade, ele perdeu. E para a pessoa pode ter um nível de satisfação muito grande, em outro patamar, que nada nem ninguém pode tirar dele. Porque a fraternidade é também alegria, mas alegria que está em outro patamar.



Quando  o guarda do Tesouro vos suspender

para pesar seu ouro e sua prata,

então deverá a vossa alegria ou vossa tristeza

subir ou descer...



Quando o divino, que é que guarda toda criação vos suspender, ou seja, vos tirar da terra, significa a morte. Quando perdermos esta experiência física, vai pesar o que de valor você reuniu nesta experiência, o que é precioso, o que tem valor em você: vosso ouro e vossa prata, real, os valores internos dentro de você. For medir o quanto você cresceu nesta vida e quanto permitiu as pessoas crescerem através de você, nesta hora, irá justificar você ficar realmente alegre, ou realmente triste. A minha vida fez diferença, somou pro mundo. Através da minha vida, eu me tornei  um pouco melhor e permiti as pessoas crescerem também - isto é alegria. Se a minha vida não fez diferença nenhuma. Eu saí do mesmo tamanho que entrei, só passou o tempo biológico; o tempo psicológico e espiritual não existiram e ninguém cresceu quem conviveu comigo – isto é motivo pra tristeza. E ainda pode ser pior, pois podemos ser fator de subtração na vida alheia.

Podemos dar asas aos outros, ou então cortá-la. Para Gibran, esta é a real alegria, ou real tristeza. O resto, em geral, são ilusões.

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