segunda-feira, 26 de março de 2018

LIVRO DE CONTO: NO SEU PESCOÇO DE CHIMAMANDA ADICHIE



Como faço parte de um clube do livro, esta foi a obra que lemos no mês de março.
    O livro "No seu pescoço" foi editado em 2009, porém só foi traduzido para o Português em 2017.
      Este foi o primeiro livro que li da escritora; mas já a conhecia na TEDx em 2012 "Sejamos Todos Feministas" . Que discurso maravilhoso! Um dos melhores que já vi. A forma como ela fala é tão leve, mas ao mesmo tempo tão segura. É incrível, verdadeiramente incrível, desconstruindo a ideia de que ser feminista é não ser feminina, em que o feminismo é sinônimo de odiar homens e queimar sutiãs. Ela conta sobre as desvantagens e desafios de ser um indivíduo do sexo feminino numa sociedade com estes valores; e fala também sobre o enorme prejuízo que causamos aos meninos; e por consequência à sociedade, que se torna cada vez mais machista e retrógrada; com a maneira como os criamos.
      Segundo Chimamanda "os gêneros importam em qualquer lugar do mundo, mas quero focar a Nigéria e a África em geral, porque as conheço e porque é onde meu coração está. Nós precisamos criar nossas filhas de maneira diferente. Também devemos criar nossos filhos de maneira diferente.                   Causamos um enorme prejuízo aos meninos com a maneira como os criamos; reprimimos a humanidade dos garotos. Definimos a masculinidade de uma maneira muito limitada, transformando-a numa pequena e rígida gaiola e colocamos os garotos dentro dessa gaiola.Ensinamos os garotos a temerem o medo. Nós ensinamos os garotos a temerem o medo da fraqueza, da vulnerabilidade. Nós os ensinamos a mascarar o seu verdadeiro "eu" porque eles têm que ser, no discurso nigeriano, "homens fortes!" Mas de longe, a pior coisa que fazemos aos homens, fazendo com que sintam que precisam ser fortes, é que os deixamos com egos muito frágeis. Quanto mais forte ele se sente compelido a ser, mais fraco é seu ego. E Então, causamos um grande prejuízo às garotas porque as criamos para atender os egos frágeis dos homens. Ensinamos as garotas e se diminuírem, a tornarem-se menores. Dizemos "Você pode ser ambiciosa, mas não muito". "Você deve desejar ser bem sucedida, mas não muito, ou você ameaçaria o homem."
         Chimamanda é hoje uma das vozes mais influentes da literatura africana.
O livro "No seu pescoço" é composto de 12 contos. Destacarei 3 contos desta obra.
         Primeiro: "Réplica" - A escritora mostra que nigerianos não têm vida fácil no país hospedeiro,sejam ricos ou pobres. Neste conto, temos a esposa que mora nos EUA, enquanto o marido vive na Nigéria. A mudança deu-se para proporcionar aos filhos um futuro melhor, mas ao tomar conhecimento de uma possível traição do marido, Nkem revê seus valores tendo como base o processo de empoderamento.
     Segundo: “Uma experiência privada”. Durante um conflito entre muçulmanos e cristãos na cidade de Kano, na Nigéria, a estudante de medicina, Chika é salva por uma feirante muçulmana. Para se protegerem, elas se escondem numa loja abandonada. Ali, compartilham uma relação temporária de intimidade. “’Eu me lavar e rezar’, diz a mulher, falando mais alto. Ela sorri pela primeira vez, mostrando dentes todos do mesmo tamanho, os da frente manchados de marrom. Suas covinhas formam buracos em suas bochechas, fundos o suficiente para engolir a metade de um dedo e incomum num rosto tão magro. A mulher lava desajeitadamente as mãos e o rosto na torneira e então tira o lenço do pescoço e o estende no chão. Chika desvia o olhar. Ela sabe que a mulher está de joelho, virada para Meca, mas não observa. A prece é como o choro da mulher, uma experiência privada, e Chika lamenta não poder deixar a loja. Ou não poder, ela também, rezar, acreditar num deus, ver uma presença onisciente no ar parado da loja. Chika não se lembra de uma época em que sua ideia de Deus não era indefinida, como o reflexo no espelho embaçado de um banheiro, e não se lembra sequer de ter tentado limpar o espelho.” (página 59) 
       Terceiro : "No Seu Pescoço" é narrado em segunda pessoa, por isso o leitor acaba se tornando o próprio personagem. A história é de uma menina que se muda para os Estados Unidos para cursar a universidade, contudo umas mudanças em seu destino acaba a fazendo sair da casa do tio, morar sozinha e trabalhar como garçonete. É nesse trabalho que ela conhece um rapaz que ficou encantado por ela, e que fugia completamente dos padrões em que todos acreditavam que ela deveria namorar por ser branco dos olhos verdes. Durante todo o conto temos a luta desse casal com culturas tão diferentes vivenciando na pele todo o preconceito das pessoas ao redor. Os olhares tortos, os sorrisos forçados, os conflitos, é como se você estivesse ali passando por isso. É uma técnica tão simples que te faz trocar de lugar com a personagem e refletir melhor sobre o assunto abordado.

bordado.


Um comentário:

  1. Só uma pequena correção: "o meu amor por você não cabia no meu coração; Então, eu tive que pedir emprestado o coração de Deus para amar você através dele." Quem falou isso foi Mary Haskell para Gibran!

    Obrigada por compartilhar essa aula maravilhosa aqui por escrito!

    ResponderExcluir

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...