terça-feira, 28 de janeiro de 2020

TED: MINDFULNESS: APRENDA A SER GENEROSO CONSIGO MESMO


Natasha conta como parou de dar desculpas a si mesma para começar a realizar seus sonhos, e nos ensina a aplicar as técnicas de "mindfulness" para aprendermos a criar novos padrões e ensinarmos a nosso cérebro que há alternativas, através do autoconhecimento."A gente é tão interessante que o caminho de autoconhecimento nunca termina."

Relações Públicas de formação, Natasha decidiu fazer uma curva nessa estrada e se embrenhou em Recursos Humanos. Hoje é facilitadora de diversos treinamentos de engajamento, carreira e habilidades humanas. Seu negócio é compartilhar coisas interessantes com os outros e conectar pessoas. Como ela mesma se denomina, é uma "believer" e ativista pelo autoconhecimento.

Muitos dos problemas que nos afligem têm uma origem comum: a falta de amor próprio. Graças a todas as pressões externas às quais somos submetidos, a nossa própria autoexigência e a sensação de estarmos perdidos e não saber o que fazer, podemos acabar tratando a nós mesmos com muita dureza. Por essa razão, se você quiser melhorar seu humor, é necessário aprender a ser amável consigo mesmo. 
A compaixão  por si mesmo é um conceito que surgiu pela primeira vez na religião budista. Ser amável consigo mesmo é copiar o tom e a generosidade com a qual você trataria um amigo próximo, em vez de cair em autocríticas que na verdade não levam a nada. Sem perceber, muitas vezes falamos com nós mesmos como se fôssemos nossos piores inimigos.
De acordo com pesquisas sobre o assunto, para ser amável consigo mesmo é preciso desenvolver três habilidades:
  • Bondade consigo mesmo: Consiste na capacidade de agir de forma compreensiva e amável consigo mesmo. Fazer isso implicaria, por exemplo, nos perdoarmos em vez de nos culparmos por cometer um erro.
  • Senso de humanidade compartilhada. Este elemento de nome tão peculiar esconde, na verdade, um atitude muito básica. Consiste em acreditar que ninguém é perfeito, e que todos nós temos o direito de errar. Isso nos ajuda a compreender que não somos nem melhores nem piores do que os outros.
  • Mindfulness. A capacidade de viver no momento presente nos ajuda a relativizar os problemas quando eles aparecem. Além disso, nos ajuda a ser mais estoicos, aumentando a paciência com nós mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...