quinta-feira, 19 de setembro de 2019

CURTA - ANIMAÇÂO : GUIDA


A animação de Rosana Urbes apresenta a história de uma senhora com o simpático nome do título: Guida trabalha como arquivista há muitos anos no Fórum João Mendes Jr., em São Paulo. Ao completar 30 anos nesse emprego, encontra um anuncio convidando pessoas para posar como modelo vivo em um centro cultural, mudando assim a monotonia com que levava o cotidiano. O curta trabalha com delicadeza o processo de envelhecimento. 
A poesia do roteiro está inteiramente na procura do que nos motiva, inspira e faz com que nos sintamos vivos. No começo do filme, fica claro que a personagem não se sente bem com o que vê no espelho, simplesmente não aceita que os anos passaram e que sua juventude se foi, o que nos é mostrado quando se recorda de sua aparência quando jovem. Ao ter a iniciativa de posar como modelo vivo, tendo que estar completamente nua, Guida acaba por se libertar de seus medos. Isso nos faz refletir sobre o papel da arte como meio de expressão artística do indivíduo e sua importância para o mundo.
Trata-se definitivamente de uma história de amor. Além disso, da certeza que não importa a idade, o que aconteceu e o que ainda tem a acontecer, a vida está constantemente se renovando. Frequentemente não percebemos as oportunidades que nos rodeiam com o único objetivo de adquirir qualquer forma de crescimento. Guida retrata a beleza da velhice e a mais antiga e complicada história de amor: o amor que envolve amar a si mesmo.
Em uma entrevista para o site Anima Mundi  Rosana Urbes afirma que “a estória do filme (pra mim) é essa: encontrar um caminho para partilhar com o outro o que é sutil e encantado no nosso mundo interior”, e eis que uma outra criança afirma sobre o corpo: “aquilo que dirige alguém” e a gente entende nos dizeres de Beto Guedes “tudo o que move é sagrado”.
Corpo é sagrado sim, e a beleza está na medida em que as entregas ao mundo partem de uma alma já nua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...