Como não aprender com a Natureza? Talvez esta imagem não dê para perceber o quanto este movimento de plantar este galhinho me ensinou. Todos os dias vou caminhar muito cedo e aproveito para cutir a Natureza: pássaros, plantas e também pessoas, por que não? Existe uma planta fitoterápica que se chama chanana e sempre eu observo que, basta passar a máquina de podar que depois de duas semanas elas reaparecem lindas e empoderadas; porém todas as vezes que trazia uma mudinha para para plantar, ela não vingava. Há mais ou menos uma semana atrás resolvi plantá-la mais uma vez, porém disse para mim mesma: " Tenho de fazer algo para que ela brote!!" Depois de mais de uma semana, com os galhinhos todo seco, quando vi...estava nascendo várias folhinhas!! Que felicidade!!
Sábado passado,num grupo de terapia que participo abordou-se o tema : ESPERA, então eu comentei sobre esta grande lição que aprendi: tempo de espera também é vida! Normalmente falamos do tempo de espera como algo negativo,mas, como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos neste momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações, as pessoas acham que não há mais jeito, que não há alternativa, que a vida é assim mesmo... Violência? O que posso fazer? Espero que termine... Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam... Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam... Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem... Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças.
Dois gestos que fiz para que a planta brotasse: conversava com ela todos os dias e resolvi esperar acreditando que ela me surpreenderia.
Depois de tudo isto fiz uma analogia com a morte! Todos sabemos que iremos morrer, porém não é porque sabemos que iremos morrer que iremos deixar de viver!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário