quinta-feira, 29 de outubro de 2020

DOCUMENTÁRIO: JOGO DE CENA


Ele é considerado como um dos maiores documentaristas da história do cinema brasileiro. Tinha tradição de realizar filmes que privilegiavam as histórias de pessoas comuns. Esse documentário de Eduardo Coutinho é mais uma prova da força e do talento do cineasta.

O documentário começou com a ideia do diretor de colocar um anúncio no jornal para selecionar as participantes. Várias mulheres se mostraram interessadas, houve uma seleção e em seguida a fita foi filmada no Teatro Glauce Rocha. Nela, as entrevistadas contam suas histórias de vida, suas alegrias, suas tristezas, suas experiências.

Em seguida, atrizes convidadas pelo cineasta interpretaram as histórias contadas pelas entrevistadas. As atrizes depois se questionam e falam sobre suas atuações. Por mais veracidade que estas empenham, e elas atuam relativamente bem, quando confrontadas com as cenas verdadeiras a diferença é visível. Na montagem, a sensação é de choque.

Ademais, o diretor consegue captar sentimentos com uma desenvoltura ímpar. Os depoimentos são super tocantes. Não tem como não se emocionar. Há partes com humor genuíno, outras com histórias tristes, o material é bem plural. Houve um trabalho peculiar, até por parte das perguntas de Coutinho, que resultou em um material exímio.

Portanto, na conversação vê-se pessoas simples, com pouco ou nenhum estudo, darem lições interessantes e que te incitam a refletir sobre a vida, sobre olhar para o céu e coisas que parecem não fazer sentido fora de contexto, mas que poderiam e muito simplificar a vivência neste planeta.

Várias entrevistadas dão depoimentos bonitos que fazem com que o espectador pense. Uma delas diz que não quer um emprego em que ela trabalhe 11 meses, aproveite 1 mês e no final da vida compre uma casa na região dos Lagos. (região do estado do Rio de Janeiro pertencente à mesorregião das Baixadas Litorâneas)

Consequentemente, temos aqui uma obra-prima. O roteiro e direção de Coutinho estão impecáveis. A montagem, muito boa. Há um cuidado evidente no aspecto formal. É aquele tipo de documentário que é necessário para toda e qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...