Os comunicadores deste século têm um papel fundamental a exercer no processo de conscientização e de mobilização para a sustentabilidade. Pesquisadores da área afirmam que, comunicar de forma adequada, favorece para a consolidação do conceito de sustentabilidade, a fim de eliminar grandes equívocos como ações meramente pontuais e a limitação de uma visão sustentável somente para área ambiental.
A sustentabilidade deve ser compreendida de forma ampla, a abranger não somente o caráter ambiental, como também os aspectos socioculturais, políticos e econômicos, pois ao contrário do que entendem alguns comunicadores, ela deve englobar, impreterivelmente, todas as ações humanas, objetivando a defesa de condições ideais para que os cidadãos desfrutem de uma qualidade de vida. Alinhada aos valores éticos, a justiça social e a liberdade. A comunicação para a sustentabilidade promove a conscientização dos indivíduos para os riscos ao consumo inconsciente, ao desperdício das riquezas naturais e à desigualdade social, é isto que a jornalista Mônica Nunes aborda no seu TED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário