quarta-feira, 27 de novembro de 2019

VIAGEM : ILHA DE SANTO ALEIXO





Pense no lugar lindooo!!! Ameiii!!!A ilha, por ser de propriedade particular é explorada turisticamente. Por dia só são  permitido entrar 80 pessoas. 
A ilha pertence administrativamente ao município de  Sirinhaém que fica a 70 km de Recife. 
Nosso passeio começou na sede da Monteiros Tur em Barra de Sirinhaém. De lá fomos a pé, numa caminhada de 5 minutos até a beira do rio de onde partem as lanchas. A lancha tem capacidade para 12 pessoas e a travessia é feita obrigatoriamente de colete salva-vidas. A duração é menos de 10 minutos. Já percebemos através da travessia o Paraíso que nos esperava. 
Cada grupo é identificado com uma cor de pulseira. O embarque acontece a cada 30 minutos, a partir das 9 horas da manhã e o retorno é controlado pela cor da pulseira, que não deve extrapolar o tempo se 5 horas na ilha.
A lancha atraca bem na praia onde estão as cadeiras e guarda-sóis. Dentro do mar fica um restaurante apoio para os músicos que nos fez degustar de um som maravilhoso.
Antes de sairmos para trilha, aproveitamos as águas transparentes do mar. Um espaço para relaxarmos e desfrutarmos a beleza daquele local. É um lugar surreal de tão bonito!!!


Existe uma infraestrutura simples com alguns serviços ao turista, como: cadeiras, guarda-sóis e serviço de bar com refeições completas e petiscos. 
Você vai se encantar com os múltiplos mirantes que descortinam a perfeição da paisagem em qualquer direção.
Na trilha devemos ter bastante cuidado com as pedras , já que a ilha é de origem vulcânica.
Os dois guias : Chokito e Cacau Show são maravilhosos!!! A simpatia e o bom humor dos dois deixou o nosso dia mais harmônico e prazeroso. Contou-nos um pouco da história da ilha:




"Em 1527 o navegador espanhol D. Rodrigo Acuña, que estava de retorno à Espanha, naufraga na costa pernambucana e aporta com alguns companheiros na ilha, onde se restabelece após achar comida e se prover de utensílios essenciais. Sobre tal desventura, há na historiografia a seguinte narração:
Entregues à providência [divina] seguiram pelos mares durante vinte dias, nutrindo-se apenas de algum marisco e de pouca fruta que acertavam de colher pela costa, até que na ilha de Santo Aleixo lhes deparou Deus porto, onde puderam refazer-se. Nessa ilha tiveram a fortuna de encontrar alguma farinha de trigo, uma pipa de bolacha molhada, um forno (...)


Também foi na Ilha de Santo Aleixo que se passou a primeira invasão francesa no Brasil, de março a dezembro de 1531, tendo estes sido expulsos por militares portugueses. Quando da ocupação francesa, a ilha foi denominada «île Saint-Alexis». Essa invasões, que viriam a se tornar sucessivas, tinham como principal objetivo a coleta de «pau-de-tinta», como então era conhecido o pau-brasil 
No fim do século 17, ao mesmo tempo em que faziam campanhas contra os quilombolas de Palmares, o governo de Pernambuco tentava desestabilizar os muitos piratas que ainda assolavam a região. Em 1687 as autoridades locais estavam muito preocupadas com um grupo de corsários neerlandeses que estavam estabelecidos na Ilha de Santo Aleixo e que, de lá, partiam para saquear a costa pernambucana."
Belíssimo lugarrrrr!!!! Vale à pena, conferir!!!! Gratidão sempreeeee!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...