"E o que me importa é não estar vencido
Minha vida, meus mortos, meus caminhos tortos
meu sangue latino, minha alma cativa"
Há 80 anos a cidade de Bela Vista, há 323 km da Capital, recebia um gênio da música brasileira, o cantor, compositor, dançarino, ator e diretor brasileiro Ney Matogrosso. Completou no dia 1º de agosto deste ano, 80 anos!!!! Que lindezaaa!!!
Era o ano de 1973 quando os versos de Sangue Latino (de João Ricardo e Paulinho Mendonça) saíam de uma forma especial da voz de um jovem cantor, de aparência andrógina, vindo de Bela Vista (MS) e que faria história a partir daquele primeiro disco do grupo Secos e Molhados (que incluiu, entre as músicas, Rosa de Hiroshima, e vendeu mais de um milhão de cópias).
No ano seguinte, Ney de Souza Pereira, que adotou o apelido Ney Matogrosso, faria mais um LP com a banda, e depois partiria para a carreira solo. Mais 33 discos e uma das histórias mais marcantes da música brasileira.
Ney Matogrosso (centro) ao lado de integrantes da banda "Secos & Molhados"
Um dos principais precursores da androginia como forma de estética artística, apresentou coreografias erotizantes e expôs sua masculinidade como um contraponto à ousadia nos tempos de chumbo. A ousadia e arte de Ney acabam por influenciar toda uma geração de artistas.
Com sua voz de contralto, andrógina, acabou por embaralhar noções de masculino e feminino, de novo e antigo, tanto que é considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos, além de trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos.
Em 1976, Ney ressurgiu mais simples e despojado, em Bandido. Foi com a música "Bandido Corazón", presente da amiga Rita Lee, que ele alcançou seu primeiro sucesso nacional como artista solo. Seus shows tornaram-se cada vez mais ousados, enquanto o reconhecimento de seu talento como intérprete cresceu, na mesma proporção. Ney tem em sua carreira mais de 32 CDs e discos gravados e oito DVDs.
Estilo 'andrógino' do cantor chamou atenção ao longo de sua carreira - (Foto: Reprodução)
Desde 1975, e especialmente desde 1990, Ney Matogrosso (Ney Matogrosso) está em cena como artista livre, o que abriu este caminho independente, mesmo estando relacionado a grandes gravadoras. O cantor faz 80 anos e tornou a música popular brasileira (MPB) a mais relevante matriz vocal com liberdade.
Lançamento - Ney escolheu seu aniversário de oito décadas para provar-se novamente um senhor cantor no EP "Nu Com a Minha Música'. O lançamento adianta quatro das 12 faixas do álbum de mesmo nome e previsto para ser lançado em novembro pela gravadora Sony Music. As quatro gravações sintetizam as intenções e a ideologia do artista ao longo de trajetória iniciada nos anos 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário