sábado, 23 de janeiro de 2021

COMO A MENTE ANSIOSA FUNCIONA

 

A cabeça começa a ferver? Os pensamentos disparam e você não consegue controlar? Só vem coisa ruim na mente ou você tenta o tempo todo se tranquilizar e não consegue?
Tenta pensar positivo pra ver se os pensamentos se organizam?
O próprio fato de você tentar mudar os pensamentos, tentar controlar a mente pensar menos, mostra que está totalmente ansiosa.
Como lidar com esse turbilhão e agir ou tranquilizar com tanta coisa na cabeça?
A resposta é simples! DESISTE! Isso mesmo! DESISTE! A pior coisa que uma pessoa faz em estado de ansiedade é tentar controlar os pensamentos.
É como tentar segurar a água com a mão quando a torneira estoura e você tenta não se molhar. A verdade é que você vai se molhar e aí está o segredo! Deixe molhar. Não tente conter! Enquanto a água está te deixando molhada você calmamente fecha o registro e pronto! Não precisa lutar contra a água. Eu sei, parece estranho!
A questão é que quanto mais você briga com a mente, mais ela te manda pensamentos. O que fazer então? Como fechar o registro?
Você simplesmente vai agir apesar dos pensamentos.
NÃO TENTAR TER CERTEZA AGORA! Não tenta controlar, não tenta manipular a mente porque a ansiedade vai trazer mais pensamentos SÓ PRA TE PARALISAR. O ato de pensar É PARALISANTE! Se pergunte. "Estou tentando evitar alguma situação por não ter certeza ou por ter medo de dar errado?" Se sim, faça a tarefa que está evitando por apenas 10 minutos e ignore os pensamentos. É o típico "Só faz!". 10 minutos depois você vai perceber que os pensamentos reduziram sem você tentar controlar.
Eles passam, é só soltar! Só relaxar! Só se comprometa com os próximos 10 ou 20 minutos focada em alguma tarefa. Põe o relógio pra despertar enquanto você faz a tarefa, mas se concentra na tarefa e não no pensamento! VOCÊ CONSEGUE SIM! Se precisar coloque uma música.
Depois que o turbilhão passar, aí sim, desenvolva estratégias para enfrentar a paralisação ou a agitação causada pela ansiedade.
Fonte: @cura_coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...