sexta-feira, 30 de julho de 2021

CURTA- METRAGEM: O JOGO DE GERI



A animação apresenta um personagem idoso, Geri, em uma mesa de xadrez em um parque. Ele organiza as peças sobre o tabuleiro e inicia uma partida sozinho, contra si mesmo. A partida caminha para a vitória do seu alterego, quando Geri vira a situação por meio da encenação de um mal-estar, aproveitando da distração do seu adversário para inverter o tabuleiro e o jogo, recebendo uma dentadura como prêmio.

O autor sugere uma reflexão sobre a velhice, não explicitando sua opinião sobre o tema, deixando a cargo dos espectadores a tarefa de interpretar a situação apresentada: solidão, exclusão, indiferença, dualidade, senilidade ou apenas passatempo e divertimento individual.
Pinkava trata de forma sutil uma questão delicada: a exclusão social dos idosos e sua consequente solidão. A animação descontrói o preconceito de que o idoso é dependente e incapacitado de tomar decisões, e a solidão imposta pela sociedade como sofrimento inevitável. A obra passa a mensagem de que, apesar de todos os prejulgamentos, pessoas idosas podem ser felizes até mesmo sozinhas.
Essa é uma daquelas histórias em que uma simples partida de jogo de tabuleiro pode conter inúmeras metáforas, capazes de nos lembrar que, no jogo da vida, cada lance é decisivo e não desistir nunca tem suas recompensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA: PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO - THICH NHAT HANH

Prometa-me Prometa-me neste dia Prometa-me agora Enquanto o sol está sobre nossas cabeças Exatamente no zênite Prometa-me: Mesmo que eles Ac...